Benvindo ao Sul da Bahia, terra de Jorge Amado e do cacau, com centro em Itabuna e Ilheus
. o Portal da Bahia o Portal do Cacau 24h ao vivo na internet Noticias do Sul da Bahia Conheca a regiao do cacau O jornal dos brasileiros Os Eventos da Bahia
Cultura
Cultura
     Jorge Amado é nosso representante mais ilustre, porém está longe de ser o único. A seu lado, na literatura, estão escritores como Hélio Pólvora, Adonias Filho, Cyro de Mattos, Firmino Rocha e Telmo Padilha. Através deles a rica história grapiúna ganha contornos de romance em dezenas de livros.

     Novos poetas despontam a cada dia nas ruas sulbaianas, como José Delmo, Antonio Júnior, Walmir do Carmo e Sônia Amorim. Duas coletânias lançadas este ano mostram o perfil desta poesia, regionalista em seus temas e universal em seu apelo.

     Na pintura temos artistas fantásticos como Waldirene Borges, Walter Moreira (autor do quadro que ilustra nossa homepage), Nina Rosa, Sérgio Ramos, Paulo Cardoso, Carlos Santal, Max do Carmo, Nazir Maron e dezenas de outros. Quem conhece suas obras sabe o tamanho do talento grapiúna.

     Nossos músicos fazem sucesso em várias regiões do País depois de revelados pelo Projeto Jupará, que gerou cinco discos e terá mais dois este ano. Conheça estes CDs no site da Jupará Records.

     Sete músicos sulbaianos já foram destacados no programa mundial de rádio World Chart Show, produzido em Los Angeles (EUA) e transmitido para 400 emissoras: Marcelo Ganem, Delio Santiago, Hoffinho, Guiga Reis, Emerson Mozart, Fabiano Carillo e Robertinho Rondó. Um feito raro para artistas do interior do Brasil.

     Dois outros entraram na coletânia internacional HitDisc L, da TM Century, que é distribuída para mais de 2.800 rádios em todo o mundo: Fernando Caldas e Ana Arcanjo. Atualmente os músicos grapiúnas tocam em rádios no Brasil, Europa e Estados Unidos.

     O teatro é outra área onde o Sul da Bahia se destaca, já tendo gerado muitos atores de excelente nível que hoje atuam nacionalmente, como Jackson Costa, Oswaldinho Mil, Rita Santana e Équio Reis.

     Talento é o que não falta na região grapiúna, que também possui excelentes dançarinos, artesãos, designers, publicitários, fotógrafos, apresentadores de rádio e tv. Quando passar por aqui, abra os olhos, a mente e o coração para a arte grapiúna.

Veja menu texto abaixo volta nossa terra nossa cultura nossa economia nossas cidades os sites grapiunas

Boletim
Coloque seu e-mail aqui para receber

Hospedado no
grapiuna

[ Nossa Terra ]    [ Nossa Cultura ]    [ Nossa Economia ]    [ Nossas Cidades ]    [ Nossos Sites ]    [ Volta ]

©Rádio Morena FM, Itabuna, Bahia - Criação Marcel Leal